CM"
A SAGA DO VENDEDOR DE SAPATOS
Imagine que você é o proprietário de uma grande loja de sapatos, ao receber o resultado das vendas do ultimo mês você percebe que determinado vendedor bateu um incrível recorde de vendas.
Ele vendeu sozinho o dobro da quantidade vendida por seus colegas de equipe, isso realmente é algo inusitado esta época do ano, as vendas estão baixas mas ele consegue ultrapassar com facilidade a meta deste mês.
Você como bom administrador passa e olhar este vendedor com um olhar especial, durante meses o observa, observa seus resultados, sua conduta profissional, seu comprometimento com a empresa etc.
Passados seis meses você é informado de que seu gerente de vendas pediu seu desligamento da empresa, momentaneamente a preocupação desesperadora com o negócio enche seu coração. Afinal , não acreditava que seu gerente sairia assim após 6 anos de parceria.
Acalmados os ânimos você se lembra de seu exímio vendedor, ele poderia alavancar as vendas se fosse promovido, poderia motivar a equipe, ensinar aos demais vendedores, pelos resultados das vendas ninguém merecia mais está vaga. Surgia uma ideia genial!
Você decide promove-lo, ao falar-lhe sobre sua proposta ele recebe sua palavras com grande alegria e em seguida aceita sua proposta. A partir daquele momento a loja tem um novo gerente, ao seu ver possivelmente o melhor gerente que já teve.
Ele assume o novo cargo com grande motivação, recebe as instruções de suas novas atribuições administrativas e gerenciais. Aprende a fechar os novos pedidos de compra, em seguida recebe instruções sobre o controle de estoque, faz a nova escala das equipes, organizar a abertura e fechamento da loja, são muitas as novas atribuições.
Passados 3 meses ao olhar os resultados das vendas você percebe um grande declínio, além do pedido de demissão de um vendedor do turno da manhã.
Como já passou por momentos difíceis em outras ocasiões opta por manter tudo como está e tentar encontrar a causa do problema.
Quatro meses depois a queda nas vendas já representa 60%, após observar todos os processos , a única explicação para a queda seria a maneira como o negócio estava sendo gerenciado.
Você começa a se perguntar se havia feito uma boa escolha ao promover seu melhor vendedor ao cargo de gerente, em seguida decide chamá-lo para conversar.
Ele lhe fala sobre as dificuldade em administrar as diferenças pessoais, sobre os problemas internos da equipe e sua dificuldade em saber o que fazer, também menciona o fato de estar se sentindo desmotivado por estar sempre atrás de uma mesa, com notas e mais notas nas mãos, sem ver os clientes, sem lidar diretamente com as pessoas.
Ao olhar nos lhos de seu funcionário você percebe seu semblante caído, seu olhar frio, distante... Você volta pra casa pensando o que fazer com este homem, onde colocá-lo, quem poderia sumir a gerencia em seu lugar, como fará para resolver o problema dá queda nas vendas.
Encerro minha “parábola” por aqui. Encerro lhe perguntando: o que poderia ser feito?
Existem coisas que sempre me pego pensando, ao longo de minha carreira profissional posso dizer que são raríssimos os bons líderes que passaram em minha vida.
Convivi com excelentes vendedores de sapatos que tornaram-se gerentes e que meses após meses tentavam aprender a liderar.
Eram ótimos tecnicamente, contudo, não possuíam o perfil de um líder, de um gestor.
Não sabia organizar as tarefas, motivar a manter sua equipe, eram fracos, não possuíam a postura e o posicionamento que se espera do líder, não sabia delegar, orientar, treinar.
Cobravam por coisas que nitidamente não sabiam fazer, quando os problemas surgiam simplesmente lançavam a equipe no “fogo”.
Não preciso dizer que isto é extramente prejudicial para a empresa.
Se você é um ótimo vendedor de sapatos e ainda não foi treinado para ser gerente , não aceite o cargo.
Se você é o dono do negócio, um bom vendedor de sapatos não será necessariamente será um bom gerente.
Se você é membro da equipe de um “vendedor de sapatos” que se tornou gerente, chora! RS
Brincadeira, se perceber que nada vai mudar procure seu caminho!
A pior coisa que existe é ser LIDERADO por alguém que não é LÌDER!
